

Algumas datas...
-
Em 1º de Agosto de 1901, são criadas as “Escolas Reunidas” e se inicia a construção da primeira Igreja-Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão.
-
Em 12 de Setembro de 1908, imigrantes italianos, radicados no município, fundam a Societá Stella D’Italia.
-
Em 27 de Dezembro de 1911, as leis nº 1.295 e 1.299 criam os distritos de Dobrada e São Lourenço do Turvo.
-
Em 12 de Novembro de 1937, inauguraram-se as dependências definitivas do Hospital de Caridade de Matão.
-
Em 1941, é criado o Ginásio Municipal de Matão. Em 1947, o Ginásio se torna Escola Oficial do Estado.
-
Em 1948, funda-se a Escola Técnica de Comércio e, em 1949, instala-se a Escola Normal, em lugar da Escola Normal Livre.
-
Em 30 de Dezembro de 1953, a lei nº 2.456 cria uma comarca de Matão, cuja instalação ocorreu a 9 de Julho do ano seguinte.
Inauguração do Paço Municipal...
O prédio que abrigou a primeira Câmara Municipal de Matão, construído pelo próprio Município, foi inaugurado no dia 21 de fevereiro de 1909. Documentos dessa época dizem que a Municipalidade gastou nos festejos a importância total de 1:312$500. Com salva de tiros e foguetes, as despesas somaram 59$500.
Congratulando-se com os matonenses, enviaram telegramas: Siqueira Campos, Barão do Rio Branco, Cezario Bastos, Ruy Barbosa e Sargento Escudeiro.
Estrada de ferro Matão-Itápolis
A 6 de Agosto de 1912, o cidadão Antonio Pereira de Souza Grijó requereu "uma concessão para uma estrada de Ferro que, partindo do ponto mais conveniente desta cidade, vá até a cidade de Pedras, passando pelo Turvo, Nova América (Lageadinho) e terminando na cidade de Pedras, (hoje Itápolis)".
Uma Comissão de Vereadores foi nomeada para estudar a questão e concluiu pela sua aprovação.
Somente a estrada não se tornou realidade porque, por decisão maior, de órgão administrativo do Estado, a concessão foi negada, por dever de atribuição ao próprio Estado, já que envolvia interesses de municípios diferentes.
Voluntários de 1932
Em 9 de Julho de 1.932, São Paulo levantou- se em armas pela Constitucionalização do País. O fato repercutiu em Matão. O primeiro matonense a se alistar no exército revolucionário foi ADALBERTO ANTUNES. A seguir, seu exemplo levou mais onze: Pedro Pereira Barreto, Luiz Gonzaga Ribeiro, Antonio de Pádua Ribeiro, Theophilo Dias de Toledo, Firmino Franco Jr., Celestino Antonio Natali, Juarez Pereira Barreto, Italo Ferreira, Leolino Malachias, Paulo Ramos, Mario Ramos dos Santos e Marcíclio de Arruda. Até o final da revolução, outros duzentos e tantos jovens matonenses seguiram para os campos de batalha: Leônidas Caligola Bastia, Belfort Monteiro, Fioravante Bertachini e muitos outros.
Corporação Musical "Saudades de Matão"
A querida e tradicional Corporação Musical "Saudades de Matão” foi fundada no dia 5 de Setembro de 1961 "nas dependências ocupadas pelas oficinas da Bambozzi S.A." por "diversos músicos e aficionados da bela arte, com o fim de organizarem uma corporação musical destinada a abrilhantar com seus acordes as festividades religiosas e cívicas e apresentar, nesta cidade, retretas públicas". A diretoria eleita: Presidente - Alaercio Bonini; vice - Aldo Gorgatti; Tesoureiros - Aérico Lopes e Fioravante Bertachini; Secretários - Flaminio Mazzoni e Alcides Granata; Conselheiros - Antonio Gorgatti, Paulino Granata, Waldemar Granata, Mario Rosim, Fiorindo Migli, Alberto Gomes de Faria e Juvenal dos Santos.
