top of page

Um pouco de história...

     D. João VI criou a Sesmaria do Ouro, em 1815, o Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme, obteve a Sesmaria do Cambuhy então localizada nos “Sertões de Araraquara”; em 1817 foi criada a Freguesia de São Bento de Araraquara, em área territorial das  Sesmarias do Cambuhy e Baguassú; elevada a condição de Villa em 1832 e à cidade somente em 1889.

     O imperador D. Pedro I doou muitas terras ao ilustre senhor Conselheiro e Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto, seu herdeiro, portanto, as terras do Mattão faziam parte das sesmarias do Cambuhy, do Baguassú.

     Com a chegada dos primeiros fazendeiros em 1890, vindos da região de Itú, Porto Feliz, Capivari, Tietê, Piracicaba e região, passando por São Carlos e Araraquara para comprar terras nas "bandas de cá", devido a expansão da cultura cafeeira rumo ao Oeste Paulista. Os irmãos Silveira Leite- Ismael, Theophilo, Francisco, Antônio e Sérgio adquiriram os primeiros lotes de terra no espigão de Pau D'Alho e, ali, assentaram suas famílias para o cultivo de café - principal produto da economia regional, até o ano de 1929.

     Outros fazendeiros foram chegando, entre eles Amador Pires, Antônio da Silva Coelho, Theophilo Dias de Toledo e seu irmão Mathias, José Hyppolito Fernandes, Leão Pio de Freitas, Augusto dos Santos; Januário Malzoni e seus irmãos Domingos e Núncio; Joakim Gabriel de Carvalho e Fermino Franco Júnior.

     Criado o Arraial do Pau D'Alho, em 1891, na área denominada Campo de Água Vermelha reuniram-se na Fazenda Laranjeiras, sob a liderança do senhor Theófilo Dias de Toledo e seu irmão, Mathias Dias de Toledo, para cuidar, junto a Innocêncio Antônio da Costa e sua mulher d. Anna Maria de Jesus; de outro lado, como fabriqueiro da capela: Antônio Lourenço Correa; da compra de 10 alqueires de terra, no valor de: 1.000$000 (um conto de réis). 

    No dia 13 de fevereiro de 1892, reunidos em Araraquara, na casa do Coronel João de Almeida Leite Moraes, quase todos esses mesmos fazendeiros, resolveram fundar assim um Arraial, para o qual escolheram um Padroeiro - Senhor Bom Jesus das Palmeiras. No Cartório de Araraquara o contrato de compra e venda da referida área foi registrado, onde viria a ser constituído o Patrimônio do Senhor Bom Jesus das Palmeiras; depois, foi consolidada a denominação de Senhor Bom Jesus de Mattão, ou, simplesmente, Mattão.

     O nome "Mattão" tem sua origem devido a presença (naquele tempo!) de matas imensas (com espécies pertencentes à Mata Atlântica) que cobriam toda a região que, partindo dos “Campos de Araraquara” se estendiam até as barrancas do Rio Grande, hoje, Rio Paraná.

   O processo de emancipação política começa a ganhar corpo entre os moradores do lugar. E assim foi:

  •   25 de março de 1895, foi construída uma pequena capela e cemitério na antiga Villa, onde foi celebrada a primeira missa e plantado um Cruzeiro, símbolo da criação do Arraial e sua Consagração ao Bom Jesus;

  •   07 maio de 1897, é criado o Distrito de Paz de “Mattão”, com base na Lei        nº499;

  •   27 de agosto de 1898, nasce o "Município de Matão", pela Lei Estadual nº567, antes pertencente à Comarca de Araraquara. Lei de autoria do Deputado Estadual Toledo Malta.

  •   28 de março de 1899, instala-se a Câmara Municipal, e com ela o Município de Matão; foram escolhidos na primeira eleição municipal os seis primeiros vereadores, são eles: Leopoldino Martins Meira de Andrade (Presidente), Theóphilo Dias de Toledo, Ottoni Correa, José Hyppolito Fernandes, José Pio Correa da Silva e Cairbar de Souza Schutel que seria logo a seguir escolhido o primeiro Intendente Geral do Município.

     A partir de novembro de 1899, com a Proclamação da República, chegam ao Governo os republicanos históricos que permaneceriam em evidência até 1930, terminando assim, o ciclo governamental chamado de República Velha - com a ascensão a presidente o gaúcho Getúlio Vargas.

Kingcase.png

,,

    No dia 13 de fevereiro de 1892 [...] quase todos esses mesmos fazendeiros, resolveram fundar assim um Arraial, para o qual escolheram um Padroeiro - Senhor Bom Jesus das Palmeiras.

bottom of page