top of page

A FESTA

corpus christi-47.jpg

   Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas. Essas revestem-se de práticas antigas e tradicionais e são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

  O município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos, feitos de vidro moído, serragem, flores, pó de café, pigmentos, areias multicores e tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo, que formam uma cruz no centro da cidade.

    É uma festa litúrgico-religiosa e cultural que assume proporções de atração turística com demonstração de grande fé.

    A boa vontade de todos num só sentido tem propiciado um espetáculo belíssimo, que é o da decoração das vias públicas por onde passa o cortejo da Eucaristia.

   À cidade de Matão acorrem muitas pessoas vindas dos mais distantes pontos do nosso estado, do País e até do Exterior (cerca de 80.000 visitantes) para admirar os enfeites decorativos das suas ruas, que se constituem na demonstração viva da capacidade realizadora do seu povo.

   Assim, Matão mantém a tradição de homenagear o dia de “Corpus Christi” através de festividades e orações que marcam, no seu calendário, o acontecimento máximo da cidade.  

bottom of page